sexta-feira, 7 de junho de 2013

Começando a ler (by Kleber)

Kleber Rodrigo Antoniassi.

Fui colocado na pré-escola com 4 anos entre alunos de 5 e 6 anos. Assim comecei a participar das atividades desenvolvidas pelos meus colegas pelas minhas remotas lembranças. Lembro-me claramente da leitura do alfabeto, dos teatros e fantasias realizados nos dias comemorativos e dos desenhos e pinturas com tinta guache. Ah! Não posso deixar de falar sobre os números com suas carinhas e bracinhos. O número 2 era o patinho, o 8 era gordinho e o 0 gordão. Mas o 4 foi quem mais me marcou, pois a professora falava que o correto era 4 e não o quatro cadeirinha de cabeça para baixo. Acho que essa foi a minha primeira decisão crítica e contrária aos colegas, pois decidi fazer o 4 na forma correta! Então é 4 e ponto. Consegui acompanhar os meus colegas na leitura incentivado pelo meu tio que compra gibis de heróis, álbuns de figurinhas da fórmula 1 e futebol e lendo as regras no verso das caixas dos jogos que aprendi a gostar desde cedo. Esse foi o meu segundo momento crítico: jogar de acordo com as regras, se não está na regra não pode!
Com o passar do tem meu tio me ensinou xadrez e trazia livros sobre o assunto. Mas o que eu gostava mesmo era da coleção vagalume. Na escola primária passei pela cartilha caminho suave: barriga, cachorro, cebola, dado, pato, quatro, rato, travesseiro, zazá, zabumba, etc e tal. Tempo bom demais! Quantas saudades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário