PLANO DE AULA
Conteúdo: Gerenciamento de um orçamento familiar.
Aulas Previstas: Oito aulas.
Habilidades: Resolver operações
dentro dos reais, prever e solucionar problemas com antecipação, orçar gastos e
receitas, interpretar e contruir gráficos e tabelas, ler narrativas e
interpretá-las, resolver situações-problema
Justificativa: Mostrar aos alunos
que a administração do orçamento da família implica confrontar custos e
benefícios e proponha algumas situações problema para que a turma compreenda o
funcionamento das finanças
Objetivos Geral/Específico:
- Compreender o funcionamento das finanças, selecionando informações, tomando decisões com base nessas informações para agirem de acordo com os objetivos a atingir da forma mais eficiente;
- Comparar diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável;
- Agir de forma eficaz em relação a assuntos financeiros relacionados com as suas necessidades;
- Prever as consequências positivas e negativas de diferentes decisões e ações.
Publico Alvo: 9° Ano
Recursos Pedagógicos: Cópia dos problemas apresentados nesta sequência e calculadoras.
Estratégias: Levantamento
prévio dos alunos sobre orçamento familiar. Uso de narrativas para incentivar a
leitura e escrita dos mesmos.Objetivos Geral/Específico:
- Compreender o funcionamento das finanças, selecionando informações, tomando decisões com base nessas informações para agirem de acordo com os objetivos a atingir da forma mais eficiente;
- Comparar diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável;
- Agir de forma eficaz em relação a assuntos financeiros relacionados com as suas necessidades;
- Prever as consequências positivas e negativas de diferentes decisões e ações.
Publico Alvo: 9° Ano
Recursos Pedagógicos: Cópia dos problemas apresentados nesta sequência e calculadoras.
Metodologia/Desenvolvimento:
1ª etapa
O desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas fundamentadas e informadas compreende a análise e julgamento com base em informações e decisões efetivas. Isso é ainda mais evidente quando o assunto versa sobre o uso e gerenciamento do dinheiro.
Para mobilizar os alunos
promova uma discussão com a turma baseada nas seguintes questões: "Você
sabe o que é renda familiar?", "E qual a diferença entre salário bruto
e salário líquido?", "Você considera importante que uma família
planeje suas despesas?".
No momento em que os
alunos expuserem suas opiniões é importante instigá-los a justificá-las. Nessa
discussão, espera-se que os estudantes identifiquem renda familiar como a
somatória dos valores recebidos pelos membros da família e que reconheçam que
uma das vantagens do planejamento das despesas é o controle tanto do orçamento
(não gastar mais do que se ganha), quanto das emoções (não comprar tudo o que
vê), permitindo o conhecimento das reais condições financeiras para melhor
administrá-las.
Caso não seja do
conhecimento da turma, explique que salário líquido é o salário do qual já
foram descontadas as contribuições obrigatórias, como a do INSS (Instituto
Nacional de Seguridade Social) e do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa
Física), por exemplo.
2ª etapa
Com os alunos mobilizados, proponha que resolvam, em duplas, a seguinte questão:
2ª etapa
Com os alunos mobilizados, proponha que resolvam, em duplas, a seguinte questão:
O Senhor Gauss tem um
salário líquido de R$ 1 857,32 e sua esposa, Dona Márcia, recebe R$ 1 563,28
por mês. O Sr. Gauss e D. Márcia têm dois filhos: Leibniz e Sofia.Qual a renda
familiar do Sr. Gauss?
Sabendo-se que renda
familiar per capita é aquela proveniente de todos os familiares residentes na
mesma casa, dividida pela quantidade desses componentes, determine a renda
familiar per capita da família do Sr. Gauss.
Sofia concluiu o
terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública e almeja ingressar em uma
universidade. Pesquisando na internet Sofia encontrou a informação de que
poderia requerer uma bolsa de estudos pelo Prouni, caso ingresse em uma
instituição particular de ensino superior. Se a renda familiar per capita for
de até um salário mínimo e meio ela poderá requerer bolsa integral. Se a renda
familiar per capita for de até três salários mínimos ela poderá requerer bolsa
parcial. Caso Sofia seja aprovada na instituição de ensino superior em questão
a qual das bolsas ela poderá concorrer? Justifique sua resposta.
O Sr. Gauss está
almejando uma promoção. Se isso acontecer ele terá 12% de aumento salarial. Com
base nessa informação determine se haverá alguma mudança na resposta da questão
do item anterior justificando-a.
Enquanto as duplas
resolvem as questões propostas, circule pela sala tanto para acompanhar as
discussões nos grupos, quanto para realizar intervenções. Observe os registros
que estão sendo realizados e verifique se aparecem diferentes estratégias de
resolução para serem compartilhadas na discussão com todo o grupo. Por exemplo,
na questão proposta no item iv há alunos que calculam, primeiramente, o valor
do aumento no salário do Sr. Gauss e depois somam o salário antigo com esse
aumento enquanto outros alunos podem realizar um único cálculo multiplicando o
salário antigo por 1,12.
Assim que os grupos
concluírem, abra para o debate não só das respostas, mas dos caminhos que os
alunos utilizaram para chegar a elas.
3ª etapa
Com os alunos novamente reunidos em duplas proponha uma nova situação. Veja, na tabela abaixo, o controle de gastos mensal da família Gauss.
3ª etapa
Com os alunos novamente reunidos em duplas proponha uma nova situação. Veja, na tabela abaixo, o controle de gastos mensal da família Gauss.
Aluguel
|
350,00
|
Alimentação
|
900,00
|
Transporte
coletivo/combustível
|
280,00
|
Plano
de saúde familiar
|
432,00
|
Telefone
fixo e celular
|
104,00
|
Internet
|
84,00
|
Aulas
de Inglês do Leibniz
|
98,00
|
Água e
luz
|
152,00
|
Consórcio
automóvel
|
550,00
|
Construir um gráfico de barras ou de colunas
com os gastos mensais da família Gauss.
A sobra de salário da
família é utilizada para fazer passeios culturais em alguns finais de semana ou
para algum gasto imprevisto, como o que aconteceu no final deste mês: a
geladeira da família Gauss estragou e não tem conserto. Com isso eles tiveram
que providenciar a compra de uma nova geladeira. O produto escolhido foi
pesquisado em diferentes lojas:
Loja 1: R$ 1499,00 em 12
parcelas fixas ou com 10% de desconto à vista.
Loja 2: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 14,49 de desconto no pagamento à vista.
Loja 3: R$ 1349,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 1.254,57 no pagamento à vista.
Loja 2: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 14,49 de desconto no pagamento à vista.
Loja 3: R$ 1349,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 1.254,57 no pagamento à vista.
Após escolherem o
produto a família Gauss deve optar por uma forma de pagamento considerando suas
condições financeiras. Vejam as opções disponíveis para serem analisadas:
- Comprar o produto a
prazo.
- Comprar o produto à
vista. Nesse caso, o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do seu colega de
trabalho (usando, assim a sobra do orçamento do mês para completar o valor da
geladeira). A taxa de juro combinada foi de 2% ao mês. Ficou acertado na
proposta que o juro seria calculado sobre o saldo devedor e que o Sr. Gauss
abateria da dívida R$ 400,00 todo mês.
- Comprar o produto à
vista, mas nesse caso o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do Banco pagando
seis parcelas fixas de R$ 182,66 que serão abatidas diretamente na sua conta
corrente a cada 30 dias a partir da contratação do empréstimo.
Qual das opções
disponíveis seu grupo considera mais vantajosa? Justifique a escolha feita.
Enquanto os alunos
estiverem realizando a atividade, circule pela sala realizando observações e
orientando as duplas quando necessário. Na finalização dessa etapa proponha que
as duplas exponham para a turma as suas considerações em relação à
justificativa escolhida. O mais importante é promover um debate acerca das
justificativas apresentadas tendo em mente que administrar um orçamento
familiar é fazer escolhas confrontando custos x benefícios. Por exemplo, uma
dupla pode ter escolhido como mais vantajoso optar pela compra a prazo
justificando que as prestações não serão reajustadas, o prazo para efetuar esse
pagamento é de 12 meses em comparação com as outras opções e que a prestação
assumida não compromete consideravelmente o orçamento familiar, visto que outros
imprevistos podem ocorrer e a margem de sobra será muito pequena ao optar por
ii ou iii. Outro grupo poderá optar por i justificando ser a opção mais
vantajosa economicamente. Após todos os ajustes feitos no orçamento da família
Gauss, pedir para que construam gráficos de setores
comparando os orçamentos apresentados.
Avaliação:
Para analisar o que os alunos aprenderam proponha outros desafios.
Avaliação:
Para analisar o que os alunos aprenderam proponha outros desafios.
Dona Márcia quer comprar
um novo liquidificador. Ela tem os R$ 80,00, mas tem que decidir entre duas
opções:
i. Comprá-lo parcelado,
pois assim ela paga a entrada, coloca o restante na caderneta de poupança por
um mês (considerando um rendimento de 0,5% no mês) e depois resgata o dinheiro
para pagar a outra prestação.
ii. Pagar à vista.
ii. Pagar à vista.
Qual das opções é
financeiramente mais viável para D. Márcia? Por quê?
Acompanhe as duplas
durante a realização de cada etapa. Observe se os alunos participam ativamente
das atividades, discutem e propõem soluções. Verifique também se os alunos
calculam o rendimento da poupança sobre R$ 39,00 ao invés de R$ 80,00 como
muitos alunos podem pensar. Na finalização da atividade é esperado que os
alunos reconheçam que pagar à vista o produto é mais viável financeiramente.
Recuperação:
- Correção e refacção
das atividades propostas.
- Trabalho em grupo com
monitores e professor auxiliar.
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ResponderExcluirlendomatematica18 de junho de 2013 07:10
Boa Tarde! O Plano de aula muito bom. Na verdade salários, contas, estão relacionados em nossa dia-a-dia. E com isso nossos alunos estão vivenciando em sala de aula, o que acontece na vida real. Eles iram trabalhar com porcentagens, gráficos, tabela. Muitas vezes no gráfico fica mais nitido, cada gasto da família.
Pode-se levar os alunos para a sala de informática, para eles fazerem os gráficos na planilha de cálculo (Software Excel)
Leandro Andrei Ferrari