domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA (Gupo 3 - curso MGME)


PLANO DE AULA

Conteúdo: Gerenciamento de um orçamento familiar.

Aulas Previstas: Oito aulas.

Habilidades: Resolver operações dentro dos reais, prever e solucionar problemas com antecipação, orçar gastos e receitas, interpretar e contruir gráficos e tabelas, ler narrativas e interpretá-las, resolver situações-problema

Justificativa: Mostrar aos alunos que a administração do orçamento da família implica confrontar custos e benefícios e proponha algumas situações problema para que a turma compreenda o funcionamento das finanças

Objetivos Geral/Específico:
- Compreender o funcionamento das finanças, selecionando informações, tomando decisões com base nessas informações para agirem de acordo com os objetivos a atingir da forma mais eficiente;
- Comparar diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável;
- Agir de forma eficaz em relação a assuntos financeiros relacionados com as suas necessidades;
- Prever as consequências positivas e negativas de diferentes decisões e ações.

Publico Alvo: 9° Ano

Recursos Pedagógicos: Cópia dos problemas apresentados nesta sequência e calculadoras.
Estratégias: Levantamento prévio dos alunos sobre orçamento familiar. Uso de narrativas para incentivar a leitura e escrita dos mesmos.

Metodologia/Desenvolvimento:
1ª etapa
O desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas fundamentadas e informadas compreende a análise e julgamento com base em informações e decisões efetivas. Isso é ainda mais evidente quando o assunto versa sobre o uso e gerenciamento do dinheiro.

Para mobilizar os alunos promova uma discussão com a turma baseada nas seguintes questões: "Você sabe o que é renda familiar?", "E qual a diferença entre salário bruto e salário líquido?", "Você considera importante que uma família planeje suas despesas?".

No momento em que os alunos expuserem suas opiniões é importante instigá-los a justificá-las. Nessa discussão, espera-se que os estudantes identifiquem renda familiar como a somatória dos valores recebidos pelos membros da família e que reconheçam que uma das vantagens do planejamento das despesas é o controle tanto do orçamento (não gastar mais do que se ganha), quanto das emoções (não comprar tudo o que vê), permitindo o conhecimento das reais condições financeiras para melhor administrá-las.

Caso não seja do conhecimento da turma, explique que salário líquido é o salário do qual já foram descontadas as contribuições obrigatórias, como a do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), por exemplo.

2ª etapa
Com os alunos mobilizados, proponha que resolvam, em duplas, a seguinte questão:

O Senhor Gauss tem um salário líquido de R$ 1 857,32 e sua esposa, Dona Márcia, recebe R$ 1 563,28 por mês. O Sr. Gauss e D. Márcia têm dois filhos: Leibniz e Sofia.Qual a renda familiar do Sr. Gauss?

Sabendo-se que renda familiar per capita é aquela proveniente de todos os familiares residentes na mesma casa, dividida pela quantidade desses componentes, determine a renda familiar per capita da família do Sr. Gauss.

Sofia concluiu o terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública e almeja ingressar em uma universidade. Pesquisando na internet Sofia encontrou a informação de que poderia requerer uma bolsa de estudos pelo Prouni, caso ingresse em uma instituição particular de ensino superior. Se a renda familiar per capita for de até um salário mínimo e meio ela poderá requerer bolsa integral. Se a renda familiar per capita for de até três salários mínimos ela poderá requerer bolsa parcial. Caso Sofia seja aprovada na instituição de ensino superior em questão a qual das bolsas ela poderá concorrer? Justifique sua resposta.

O Sr. Gauss está almejando uma promoção. Se isso acontecer ele terá 12% de aumento salarial. Com base nessa informação determine se haverá alguma mudança na resposta da questão do item anterior justificando-a.

Enquanto as duplas resolvem as questões propostas, circule pela sala tanto para acompanhar as discussões nos grupos, quanto para realizar intervenções. Observe os registros que estão sendo realizados e verifique se aparecem diferentes estratégias de resolução para serem compartilhadas na discussão com todo o grupo. Por exemplo, na questão proposta no item iv há alunos que calculam, primeiramente, o valor do aumento no salário do Sr. Gauss e depois somam o salário antigo com esse aumento enquanto outros alunos podem realizar um único cálculo multiplicando o salário antigo por 1,12.

Assim que os grupos concluírem, abra para o debate não só das respostas, mas dos caminhos que os alunos utilizaram para chegar a elas.

3ª etapa
Com os alunos novamente reunidos em duplas proponha uma nova situação. Veja, na tabela abaixo, o controle de gastos mensal da família Gauss.

Aluguel
350,00
Alimentação
900,00
Transporte coletivo/combustível
280,00
Plano de saúde familiar
432,00
Telefone fixo e celular
104,00
Internet
84,00
Aulas de Inglês do Leibniz
98,00
Água e luz
152,00
Consórcio automóvel
550,00

Construir um gráfico de barras ou de colunas com os gastos mensais da família Gauss.

A sobra de salário da família é utilizada para fazer passeios culturais em alguns finais de semana ou para algum gasto imprevisto, como o que aconteceu no final deste mês: a geladeira da família Gauss estragou e não tem conserto. Com isso eles tiveram que providenciar a compra de uma nova geladeira. O produto escolhido foi pesquisado em diferentes lojas:

Loja 1: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou com 10% de desconto à vista.
Loja 2: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 14,49 de desconto no pagamento à vista.
Loja 3: R$ 1349,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 1.254,57 no pagamento à vista.

Após escolherem o produto a família Gauss deve optar por uma forma de pagamento considerando suas condições financeiras. Vejam as opções disponíveis para serem analisadas:

- Comprar o produto a prazo.

- Comprar o produto à vista. Nesse caso, o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do seu colega de trabalho (usando, assim a sobra do orçamento do mês para completar o valor da geladeira). A taxa de juro combinada foi de 2% ao mês. Ficou acertado na proposta que o juro seria calculado sobre o saldo devedor e que o Sr. Gauss abateria da dívida R$ 400,00 todo mês.

- Comprar o produto à vista, mas nesse caso o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do Banco pagando seis parcelas fixas de R$ 182,66 que serão abatidas diretamente na sua conta corrente a cada 30 dias a partir da contratação do empréstimo.

Qual das opções disponíveis seu grupo considera mais vantajosa?  Justifique a escolha feita.

Enquanto os alunos estiverem realizando a atividade, circule pela sala realizando observações e orientando as duplas quando necessário. Na finalização dessa etapa proponha que as duplas exponham para a turma as suas considerações em relação à justificativa escolhida. O mais importante é promover um debate acerca das justificativas apresentadas tendo em mente que administrar um orçamento familiar é fazer escolhas confrontando custos x benefícios. Por exemplo, uma dupla pode ter escolhido como mais vantajoso optar pela compra a prazo justificando que as prestações não serão reajustadas, o prazo para efetuar esse pagamento é de 12 meses em comparação com as outras opções e que a prestação assumida não compromete consideravelmente o orçamento familiar, visto que outros imprevistos podem ocorrer e a margem de sobra será muito pequena ao optar por ii ou iii. Outro grupo poderá optar por i justificando ser a opção mais vantajosa economicamente. Após todos os ajustes feitos no orçamento da família Gauss, pedir para que construam gráficos de setores comparando os orçamentos apresentados.

Avaliação:
Para analisar o que os alunos aprenderam proponha outros desafios.

Dona Márcia quer comprar um novo liquidificador. Ela tem os R$ 80,00, mas tem que decidir entre duas opções:

i. Comprá-lo parcelado, pois assim ela paga a entrada, coloca o restante na caderneta de poupança por um mês (considerando um rendimento de 0,5% no mês) e depois resgata o dinheiro para pagar a outra prestação.
ii. Pagar à vista.

Qual das opções é financeiramente mais viável para D. Márcia? Por quê?

Acompanhe as duplas durante a realização de cada etapa. Observe se os alunos participam ativamente das atividades, discutem e propõem soluções. Verifique também se os alunos calculam o rendimento da poupança sobre R$ 39,00 ao invés de R$ 80,00 como muitos alunos podem pensar. Na finalização da atividade é esperado que os alunos reconheçam que pagar à vista o produto é mais viável financeiramente.

Recuperação:

- Correção e refacção das atividades propostas.

- Trabalho em grupo com monitores e professor auxiliar.

2 comentários:

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  2. lendomatematica18 de junho de 2013 07:10

    Boa Tarde! O Plano de aula muito bom. Na verdade salários, contas, estão relacionados em nossa dia-a-dia. E com isso nossos alunos estão vivenciando em sala de aula, o que acontece na vida real. Eles iram trabalhar com porcentagens, gráficos, tabela. Muitas vezes no gráfico fica mais nitido, cada gasto da família.
    Pode-se levar os alunos para a sala de informática, para eles fazerem os gráficos na planilha de cálculo (Software Excel)

    Leandro Andrei Ferrari

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