segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tal como a leitura, a escrita nas aulas de matemática tem se tornado nas últimas
décadas objeto de estudo de diversos pesquisadores. Davison & Pearce (1988), Ntenza
(2004), Santos (2005) têm, em seus estudos, ressaltado as importantes contribuições que a
prática da escrita nas aulas de matemática pode trazer para a aprendizagem.
Ao investigar como os professores percebem a escrita dos alunos em matemática, no
contexto de escolas da África do Sul, Ntenza (2004) verificou que a expansão da escrita nas
aulas de matemática não foi bem aceita pelos professores. Essa reação nos dá uma pequena
noção de como pode ser complexa a realização de um estudo para compreender a
relevância da escrita para a aprendizagem matemática. Nesse sentido, interessa-nos, nesta
pesquisa, focalizar o olhar sobre as contribuições da escrita a partir de sua estreita relação
com as práticas de leitura, uma vez que as leituras que fazemos é que nos permitem
apropriarmo-nos de argumentos para desenvolvermos a escrita, conforme nos apontam
Guedes & Souza (2001, p.15) “Ler para construir um repertório de enredos, de
personagens, de raciocínios, de argumentos, de linhas de tempo, de conceitos, que
caracterizam as áreas de conhecimento, para enfim, movimentar-se com desenvoltura no
mundo da escrita”.
A escrita, nas aulas de matemática, não deve ser concebida de forma arbitrária nem
tampouco improvisada, fruto de modismos. É preciso que ela seja feita de forma articulada
com os textos lidos pelos alunos, para que possa ser o meio através do qual o aluno amplie
sua aprendizagem. “A escrita amplia a aprendizagem, tornando possível a descoberta do
conhecimento, favorecendo a capacidade de estabelecer conexões” (Santos, 2005, p.128).
Observa-se que, embora leitura e escrita estejam sendo abordadas separadamente neste
texto, pretendemos, na pesquisa, abordá-las de forma integrada, aprofundando-nos nas
contribuições da prática de leitura, compreendendo a escrita como uma ferramenta para o
aluno explicitar o conhecimento apropriado através da leitura dos textos. Assim, é
importante apontar que característica da escrita dos alunos será observada como sendo de
fundamental importância para aprendizagem da matemática. Para isso, tomaremos como
referência o trabalho de Davison & Pearce (1988), onde os autores elaboram cinco
características da escrita dos alunos em matemática, após uma investigação envolvendo tal
temática.
Segundo Davison & Pearce (1988) a escrita dos alunos nas aulas de matemática pode
ser caracterizada por cinco tipos de uso: utilização direta da linguagem, tradução
lingüística, capacidade para resumir e interpretar, uso aplicado da linguagem e uso criativo
da linguagem. Para os autores, esses níveis estão hierarquizados, na ordem em que foram
citados, quanto ao grau de importância para a aprendizagem matemática.


postado por Jussany

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