sexta-feira, 31 de maio de 2013

A importância da leitura e escrita na aprendiazagem da matemática.

Cursistas:
José Antonio, José Oswaldo, Jussany, Kátia, Kleber, Leandro, Luzia

O professor quando ensina, precisa despertar no aluno o gosto e sabor pela leitura. Desenvolver nele a capacidade de imaginar a situação colocada no texto. Os exercícios de associação devem valorizar as experiências vivenciadas por ele. Adequar o ambiente de ensino ao cotidiano do aluno possibilita ao mesmo se sentir a vontade e interagir com naturalidade. Pois o aluno é ativo no seu meio e se fecha no ambiente escolar. (K. Antoniassi)
O aluno deve adquirir tanta experiência pelo trabalho independente quanto lhe for possível. Mas se ele for deixado sozinho, sem ajuda ou com auxilio insuficiente, é possível que não experimente qualquer progresso. Se o professor ajudar demais, nada restará para o aluno fazer. (G. Polya)
As situações de aprendizagens devem ser colocadas com o intuito de despertar a curiosidade do aluno, assim o mesmo sentirá necessidade de participar e produzir conhecimentos que posteriormente serão organizados, corrigidos e formalizados com a intervenção do professor.
Um situação de aprendizagem proposta não deve apenas se exaurir por si só, em uma busca singular ao objetivo, mas provocar no aluno questionamentos sobre o seu significado, a sua generalização, utilidade, padronização e servir de parâmetro para outros casos. (K.  Antoniassi).