domingo, 16 de junho de 2013

mapas de percurso

Olá pessoal,quando eu fui fazer o plano de aula das habilidades citadas como exemplo ,montei o mapa de percurso delas,estou anexando aqui para compartilharmos.(Luzia). https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=e546079f4d&view=att&th=13f4dcc5b690bf55&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hi0g199c0&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8R4fPLiBcuiHKu_FqHAZBr&sadet=1371400062234&sads=joEIHfVv75Z1t7YI_VopmBMX2NE&sadssc=1
Boa Tarde! O Plano de aula muito bom. Na verdade salários, contas, estão relacionados em nossa dia-a-dia. E com isso nossos alunos estão vivenciando em sala de aula, o que acontece na vida real. Eles iram trabalhar com porcentagens, gráficos, tabela. Muitas vezes no gráfico fica mais nitido, cada gasto da família.

PLANO DE AULA (Gupo 3 - curso MGME)


PLANO DE AULA

Conteúdo: Gerenciamento de um orçamento familiar.

Aulas Previstas: Oito aulas.

Habilidades: Resolver operações dentro dos reais, prever e solucionar problemas com antecipação, orçar gastos e receitas, interpretar e contruir gráficos e tabelas, ler narrativas e interpretá-las, resolver situações-problema

Justificativa: Mostrar aos alunos que a administração do orçamento da família implica confrontar custos e benefícios e proponha algumas situações problema para que a turma compreenda o funcionamento das finanças

Objetivos Geral/Específico:
- Compreender o funcionamento das finanças, selecionando informações, tomando decisões com base nessas informações para agirem de acordo com os objetivos a atingir da forma mais eficiente;
- Comparar diferentes ofertas, visando a tomada de decisão informada e responsável;
- Agir de forma eficaz em relação a assuntos financeiros relacionados com as suas necessidades;
- Prever as consequências positivas e negativas de diferentes decisões e ações.

Publico Alvo: 9° Ano

Recursos Pedagógicos: Cópia dos problemas apresentados nesta sequência e calculadoras.
Estratégias: Levantamento prévio dos alunos sobre orçamento familiar. Uso de narrativas para incentivar a leitura e escrita dos mesmos.

Metodologia/Desenvolvimento:
1ª etapa
O desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas fundamentadas e informadas compreende a análise e julgamento com base em informações e decisões efetivas. Isso é ainda mais evidente quando o assunto versa sobre o uso e gerenciamento do dinheiro.

Para mobilizar os alunos promova uma discussão com a turma baseada nas seguintes questões: "Você sabe o que é renda familiar?", "E qual a diferença entre salário bruto e salário líquido?", "Você considera importante que uma família planeje suas despesas?".

No momento em que os alunos expuserem suas opiniões é importante instigá-los a justificá-las. Nessa discussão, espera-se que os estudantes identifiquem renda familiar como a somatória dos valores recebidos pelos membros da família e que reconheçam que uma das vantagens do planejamento das despesas é o controle tanto do orçamento (não gastar mais do que se ganha), quanto das emoções (não comprar tudo o que vê), permitindo o conhecimento das reais condições financeiras para melhor administrá-las.

Caso não seja do conhecimento da turma, explique que salário líquido é o salário do qual já foram descontadas as contribuições obrigatórias, como a do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), por exemplo.

2ª etapa
Com os alunos mobilizados, proponha que resolvam, em duplas, a seguinte questão:

O Senhor Gauss tem um salário líquido de R$ 1 857,32 e sua esposa, Dona Márcia, recebe R$ 1 563,28 por mês. O Sr. Gauss e D. Márcia têm dois filhos: Leibniz e Sofia.Qual a renda familiar do Sr. Gauss?

Sabendo-se que renda familiar per capita é aquela proveniente de todos os familiares residentes na mesma casa, dividida pela quantidade desses componentes, determine a renda familiar per capita da família do Sr. Gauss.

Sofia concluiu o terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública e almeja ingressar em uma universidade. Pesquisando na internet Sofia encontrou a informação de que poderia requerer uma bolsa de estudos pelo Prouni, caso ingresse em uma instituição particular de ensino superior. Se a renda familiar per capita for de até um salário mínimo e meio ela poderá requerer bolsa integral. Se a renda familiar per capita for de até três salários mínimos ela poderá requerer bolsa parcial. Caso Sofia seja aprovada na instituição de ensino superior em questão a qual das bolsas ela poderá concorrer? Justifique sua resposta.

O Sr. Gauss está almejando uma promoção. Se isso acontecer ele terá 12% de aumento salarial. Com base nessa informação determine se haverá alguma mudança na resposta da questão do item anterior justificando-a.

Enquanto as duplas resolvem as questões propostas, circule pela sala tanto para acompanhar as discussões nos grupos, quanto para realizar intervenções. Observe os registros que estão sendo realizados e verifique se aparecem diferentes estratégias de resolução para serem compartilhadas na discussão com todo o grupo. Por exemplo, na questão proposta no item iv há alunos que calculam, primeiramente, o valor do aumento no salário do Sr. Gauss e depois somam o salário antigo com esse aumento enquanto outros alunos podem realizar um único cálculo multiplicando o salário antigo por 1,12.

Assim que os grupos concluírem, abra para o debate não só das respostas, mas dos caminhos que os alunos utilizaram para chegar a elas.

3ª etapa
Com os alunos novamente reunidos em duplas proponha uma nova situação. Veja, na tabela abaixo, o controle de gastos mensal da família Gauss.

Aluguel
350,00
Alimentação
900,00
Transporte coletivo/combustível
280,00
Plano de saúde familiar
432,00
Telefone fixo e celular
104,00
Internet
84,00
Aulas de Inglês do Leibniz
98,00
Água e luz
152,00
Consórcio automóvel
550,00

Construir um gráfico de barras ou de colunas com os gastos mensais da família Gauss.

A sobra de salário da família é utilizada para fazer passeios culturais em alguns finais de semana ou para algum gasto imprevisto, como o que aconteceu no final deste mês: a geladeira da família Gauss estragou e não tem conserto. Com isso eles tiveram que providenciar a compra de uma nova geladeira. O produto escolhido foi pesquisado em diferentes lojas:

Loja 1: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou com 10% de desconto à vista.
Loja 2: R$ 1499,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 14,49 de desconto no pagamento à vista.
Loja 3: R$ 1349,00 em 12 parcelas fixas ou R$ 1.254,57 no pagamento à vista.

Após escolherem o produto a família Gauss deve optar por uma forma de pagamento considerando suas condições financeiras. Vejam as opções disponíveis para serem analisadas:

- Comprar o produto a prazo.

- Comprar o produto à vista. Nesse caso, o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do seu colega de trabalho (usando, assim a sobra do orçamento do mês para completar o valor da geladeira). A taxa de juro combinada foi de 2% ao mês. Ficou acertado na proposta que o juro seria calculado sobre o saldo devedor e que o Sr. Gauss abateria da dívida R$ 400,00 todo mês.

- Comprar o produto à vista, mas nesse caso o Sr. Gauss pegará emprestado R$ 1000,00 do Banco pagando seis parcelas fixas de R$ 182,66 que serão abatidas diretamente na sua conta corrente a cada 30 dias a partir da contratação do empréstimo.

Qual das opções disponíveis seu grupo considera mais vantajosa?  Justifique a escolha feita.

Enquanto os alunos estiverem realizando a atividade, circule pela sala realizando observações e orientando as duplas quando necessário. Na finalização dessa etapa proponha que as duplas exponham para a turma as suas considerações em relação à justificativa escolhida. O mais importante é promover um debate acerca das justificativas apresentadas tendo em mente que administrar um orçamento familiar é fazer escolhas confrontando custos x benefícios. Por exemplo, uma dupla pode ter escolhido como mais vantajoso optar pela compra a prazo justificando que as prestações não serão reajustadas, o prazo para efetuar esse pagamento é de 12 meses em comparação com as outras opções e que a prestação assumida não compromete consideravelmente o orçamento familiar, visto que outros imprevistos podem ocorrer e a margem de sobra será muito pequena ao optar por ii ou iii. Outro grupo poderá optar por i justificando ser a opção mais vantajosa economicamente. Após todos os ajustes feitos no orçamento da família Gauss, pedir para que construam gráficos de setores comparando os orçamentos apresentados.

Avaliação:
Para analisar o que os alunos aprenderam proponha outros desafios.

Dona Márcia quer comprar um novo liquidificador. Ela tem os R$ 80,00, mas tem que decidir entre duas opções:

i. Comprá-lo parcelado, pois assim ela paga a entrada, coloca o restante na caderneta de poupança por um mês (considerando um rendimento de 0,5% no mês) e depois resgata o dinheiro para pagar a outra prestação.
ii. Pagar à vista.

Qual das opções é financeiramente mais viável para D. Márcia? Por quê?

Acompanhe as duplas durante a realização de cada etapa. Observe se os alunos participam ativamente das atividades, discutem e propõem soluções. Verifique também se os alunos calculam o rendimento da poupança sobre R$ 39,00 ao invés de R$ 80,00 como muitos alunos podem pensar. Na finalização da atividade é esperado que os alunos reconheçam que pagar à vista o produto é mais viável financeiramente.

Recuperação:

- Correção e refacção das atividades propostas.

- Trabalho em grupo com monitores e professor auxiliar.

domingo, 9 de junho de 2013

Perfil Leandro

Leandro Andrei Ferrari, tenho 38 anos.
Formado em : Administração de Empresas
                        Matemática
                        Sistemas p/ Internet (último semestre)

Deste 2002 sou professor de Matemática na rede. Sou Corinthiano. Me efetivei em 2005, na cidade de Itupeva. Hoje estou em Pederneiras, na escola Comendador João Chammas. Minhas salas em sua maioria é o noturno, no EJA.

sábado, 8 de junho de 2013

Leitura e escrita na minha vida !!!!

     Como todos relataram no fórum e também aqui no blog, fui alfabetizado pela cartilha, mas no meu caso não foi a "Caminho Suave", pois estudei no Sesi todo o ensino fundamental e na época era utilizada a cartilha "Vamos Sorrir", me lembro que tudo se passava com a Lalá, personagem que participava, com seus amiguinhos, de hiistórinhas divertidas que passavam pelas famílias como ba, be, bi. bo, bu,  por exemplo, essa aprendizagem foi muito significativa pra mim, até hoje me lembro com saudade. As minhas experiências com leitura na escola, não foram das melhores, pois na época eramos obrigados a ler, livros que muitas vezes não nos interessavam, mas valorizo isso também, pois me ajudaram a ser hoje um leitor, mas não sou fã de literatura, gosto de ler o que me da prazer e o que me informa. A escrita já tem um significado diferente pra mim, pois gosto de escrever, fui muito incentivado por minha professora de português a D. Irma, ela exigia muitas redações e valorizava tudo o que escrevíamos, isso me icentivou e  despertou em, mim  gosto por escrever.
    Ler e escrever complementam os sentidos humanos, é algo como falar, ouvir, enxergar, enfim algo inerente a existência humana, a diferença é que com os sentidos a gente nasce, e a leitura e a escrita desenvolvemos e aprendemos na vida.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Luzia Maria Michelassi

Olá,sou formada em biologia,atuo no magistério há 21 anos.Atualmente ministro aulas de ciências e matemática.Sou casada a 17 anos e possuo  uma filha linda de 13 anos.Já ministrei aula em escola particular e estou quase lá ...no estado,mas há paixão pela profissão é a mesma.  

Esse sou eu!!!

Olá pessoal! Sou o professor José Oswaldo, criador desse blog, que será nosso espaço aberto para postagens e comentários, que muito contribuirão para nossa prática docente. Sou professor a 16 anos, efetivo a 9 anos, trabalho na escola E.E. Comendador João Chammas, em Pederneiras, cidade onde nasci e moro a 38 anos. Sou casado e tenho uma filha de 5 anos, que é a razão da minha vida. Sou corinthiano até na alma, gosto de esportes, pratico futebol e gosto de tomar uma cervejinha, por que ninguém é de ferro.
Esta semana foi a "semana da Matemática em minha escola". Trabalhei jogos com meus  6º anos e fiz um teatro com o 1º ano do ensino médio, onde eles contaram a vida de Baskara. Foi um sucesso.Vou postas as fotos para que vocês vejam.








Semana da Matemática

Esta semana foi a "semana da Matemática em minha escola". Trabalhei jogos com meus  6º anos e fiz um teatro com o 1º ano do ensino médio, onde eles contaram a vida de Baskara. Foi um sucesso.Vou postas as fotos para que vocês vejam.












Pedimos aos alunos para pesquisar sobre como surgiu o dia das Mães . (Leandro)

A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.

Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.

As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.

Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.

Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
 
Leandro Andrei Ferrari
A Importância da Leitura para o Aprendizado

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

Por Eliene Percilia (Leandro Andrei Ferrari)

Ficha completa (by Kleber)

Boa tarde a todos!
Meu nome é Kleber. 36 anos. Casado. Não tenho filhos. Bariri. Futebol e Xadrez. Saopaulino.
Meu maior sonho é conhecer a Sicília, região sul da Itália origem da minha família!


Sou professor do estado a 14 anos. Nos últimos 2 anos exonerei meus cargos na prefeitura e SESI e larguei a escola particular. Resolvi me dedicar ao cargo de professor efetivo do estado por acreditar que um profissional deva assumir em caráter de exclusividade seu papel de educador e a instituição deve reconhecê-lo. Terminei esse ano meu mestrado. Possuo duas especializações e diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Atualmente estou cursando pedagogia e participando do melhor gestão, melhor ensino.
Um forte abraço a todos e um bom curso.

Começando a ler (by Kleber)

Kleber Rodrigo Antoniassi.

Fui colocado na pré-escola com 4 anos entre alunos de 5 e 6 anos. Assim comecei a participar das atividades desenvolvidas pelos meus colegas pelas minhas remotas lembranças. Lembro-me claramente da leitura do alfabeto, dos teatros e fantasias realizados nos dias comemorativos e dos desenhos e pinturas com tinta guache. Ah! Não posso deixar de falar sobre os números com suas carinhas e bracinhos. O número 2 era o patinho, o 8 era gordinho e o 0 gordão. Mas o 4 foi quem mais me marcou, pois a professora falava que o correto era 4 e não o quatro cadeirinha de cabeça para baixo. Acho que essa foi a minha primeira decisão crítica e contrária aos colegas, pois decidi fazer o 4 na forma correta! Então é 4 e ponto. Consegui acompanhar os meus colegas na leitura incentivado pelo meu tio que compra gibis de heróis, álbuns de figurinhas da fórmula 1 e futebol e lendo as regras no verso das caixas dos jogos que aprendi a gostar desde cedo. Esse foi o meu segundo momento crítico: jogar de acordo com as regras, se não está na regra não pode!
Com o passar do tem meu tio me ensinou xadrez e trazia livros sobre o assunto. Mas o que eu gostava mesmo era da coleção vagalume. Na escola primária passei pela cartilha caminho suave: barriga, cachorro, cebola, dado, pato, quatro, rato, travesseiro, zazá, zabumba, etc e tal. Tempo bom demais! Quantas saudades!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

                 “ APRENDER MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA E PRODUÇÃO DE
TEXTO”


Para aprender a ler, as crianças devem ver formas de empregar a leitura para ampliar os seus objetivos e interesses. Se a linguagem escrita tem significado para as crianças, elas aprenderão da 
mesma maneira que aprenderam a usar a linguagem falada. As histórias são importantes e de grande ajuda especialmente porque as crianças aprendem muito sobre leitura com os autores—, mas também são importantes as placas, os rótulos e os outros casos de escrita que a cercam em seus ambientes. As crianças devem ser bem aceitas nos clubes de alfabetização para que possam 
receber todos os tipos de demonstração e colaboração de que precisam para tornarem-se leitores 
também. (SMITH: 1999, p. 125). (luzia)

Como começou meu gosto por Leitura

O meu gosto pela leitura começou em casa,incentivada pela minha irmã mais velha.Fiz o mesmo com minha filha  hoje com 13 anos,lia para ela deste de bebê hoje posso ver os frutos,todas às vezes que vamos a um lugar ela sempre está a procura de novos livros.Em sua cabeceira  possui  pelo menos dois livros que ela está lendo.A escola e mesmo a continuação da nossa sementinha.
  Fico feliz por passar isso para meus alunos.Ano passado tinha um aluno que adora desenhar e um dia lhe perguntei se ele gostava também de ler,me respondeu que sim ,principalmente para ver os desenhos e poder copia-los ou até mesmo criar outros,mas ele não tinha gibis (mais gostava),passei a levar para ele os tantos que tinha em casa,e percebe que ele teve uma melhora significativa nos estudos,na participação e no interesse.
  por Luzia

quarta-feira, 5 de junho de 2013

 
Descritores de leitura
Ano: 2011
Turma: 5º Ano do Ensino Fundamental I
Turno: Vespertino 
Duração do projeto: Durante a 2ª unidade.
 
Finalidade: Trabalhar com descritores da Prova Brasil para que os alunos adquiram competência e habilidades necessárias a sua série.  
Alinhamento: Metas -1 e 4
Área do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática

Justificativa:
Diante do número significativo de crianças que apresentaram dificuldades, em leitura, escrita e interpretação percebe-se a necessidade de trabalhar atividades referentes aos descritores da Prova Brasil, nas áreas de Língua portuguesa e Matemática. Na Língua Portuguesa será enfatizada questões referentes à leitura, compreensão de textos, relação entre textos, coerência e coesão, variação linguísticas e efeitos e sentido nos textos. Na área de Matemática trabalhar com questões relacionadas à espaço e formas, grandezas e medidas, números e operações.
Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria da leitura, escrita compreensão e interpretação de textos e na resolução de problemas de modo significativo para os alunos, favorecendo na sua aprendizagem.
Objetivos:
·         Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos;
·         Estimular a leitura, a escrita, interpretação de textos e problemas matemáticos;
·         Desenvolver a oralidade;
·         Localizar e inferir informações explícitas e implícitas em um texto;
·          Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·          Identificar o tema e distinguir um fato da opinião.
Metodologia:
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de:
  • Trabalhar com descritores da Prova Brasil;
  •  Preparação de apostilas com textos e questões relacionadas aos descritores:
  • Metas a serem alcançadas;
  • Oficinas de leitura;
  • Conversa com os alunos sobre a Prova Brasil;
  •  A necessidade de se prepararem para essa avaliação;
  • Conversa com os pais de alunos sobre a Prova Brasil;
  • Simulados (Língua Portuguesa e Matemática);
  • História infantil e textos de diversos gêneros;
  • Conversa dirigida a respeito da história e dos textos: interpretações, opiniões;
  • Pedir que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
  • Exercícios de fixação;
  • Interpretação e compreensão de textos.
Pessoal envolvido:
Professora da turma, Alunos do 5º ano, Time de metas, Diretora, Vice-diretor e Coordenador.
Considerações Finais:
O projeto de Olho na Prova Brasil, busca de maneira simples e interativa, despertar o interesse, participação e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.  Acredita-se que o projeto seja bastante produtivo e viável, pois, a Prova Brasil além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, também tem outra função que é nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas através dos resultados e os educadores podem rever suas metodologias de ensino em busca da melhoria da aprendizagem dos alunos.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria Fundamental de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais.Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/INEP. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar.
REVISTA NOVA ESCOLA. PROVA BRASIL. Edição Especial nº 26, Editora Abril. São Paulo, ago. 2009.

POEMA: Uma forma de despertar o ato da leitura e da escrita
Finalidade: Desenvolver a habilidade de leitura e interpretação de texto.
Alinhamento: meta -1
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Duração: três meses

JUSTIFICATIVA:
 Percebe-se que alguns alunos da 5ª série (6º ano), apresentaram algumas dificuldades com relação à leitura, interpretação e escrita no decorrer da l unidade. Com o intuito de estar melhorando esse problema, pretende-se realizar um trabalho que sensibilize os alunos a tomarem gosto pela leitura, favorecendo assim à melhoria no seu processo de aprendizagem.
Assim, o trabalho com poemas possibilita ao educando o contato com diferentes tipos de textos do gênero e seus diferentes autores, despertando no estudante o gosto pela leitura e melhorando consequentemente a interpretação, a oralidade e a escrita, já que a leitura e a declamação de textos poéticos permitem aflorar emoções e sentimentos e fazem com que o leitor sinta-se inserido no contexto, bem como, proporcionar momentos de descontração e prazer onde os estudantes poderão refletir sobre a própria vivência, interpretar a realidade e construir novos conhecimentos.
OBJETIVO GERAL:
- Melhorar o desenvolvimento do processo da leitura, escrita e interpretação de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Possibilitar que os alunos conheçam e trabalhem com diversos textos poéticos;
  • Ampliar o conhecimento sobre gênero textual – Poema;
  • Ler, analisar e interpretar textos literários – poema;
  • Identificar as palavras desconhecidas e tentar descobrir seu significado pelo contexto;
  • Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc.;
  • Planejar uma produção textual com temática livre com a turma de, dentro do gênero em questão.
METODOLOGIA:
 O projeto se desenvolverá por meio de poemas selecionados pelo professor e colocados na caixinha de leitura, em cada aula os alunos escolhem um texto para ser trabalhado, o mesmo será lido em voz alta pelo professor ou pelos alunos - conforme a organização do processo do dia - e a partir do poema escolhido o professor poderá trabalhar: leitura, interpretação, gramática, ortografia, produção de textos, dentre outros.
Para realização do projeto o professor deverá utilizar os seguintes passos:
  • Apresentação da proposta do projeto;
  • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre poemas;
  • Discutir com os alunos sobre os conceitos de: POEMA, POETA, RIMAS, VERSOS e ESTROFES;
  • Leitura de um poema feito pelo professor;
  • Conversar sobre o tom de voz, postura e entonação para a leitura;
  • Escolher poema para recitar na aula seguinte;
  • Entregar cópia do poema para cada aluno;
  • Disponibilizar livros de poesias para os alunos fazerem leitura.
CULMINÂNCIA:
Apresentação dos poemas pelos próprios alunos no pátio da escola.
AVALIAÇÃO:
 A avaliação acontecerá a partir do desenvolvimento das atividades realizadas, da oralidade e do desempenho nas aulas. 

RECURSOS:
  • Caixinha de leitura;
  •  Poemas colados em papel colorido; 
  • Xérox dos poemas;
  • Som;
  • CD;
  • Papel ofício;
  • Varal didático.

Processo

Processo: Descritores em ação.
Alinhamento: Missão, Meta 1,2, 3 e7;
Finalidade: conhecer os descritores da língua portuguesa.

Passos:
·        Apresentar a proposta para os alunos.
·        Pedir que eles em dupla faca um caderno de gírias e palavras que falam diferentes.
·        Tipos de linguagem;
·        Trabalhar as expressões idiomáticas.
·        Trabalhar com o descritor 1;
·        Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;
·        Trabalho de casa assistir o jornal e escolher um assunto menos com noticias de violência;
·        Fazer um relato;
·        Trabalhar com o descritor 3;
·        Leitura dos textos;
·        Responder as interpretações.
·         Trabalhar o descritor 5
·            Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;
·         Trabalhar o descritor 16
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·         Avaliação da aula;
·         Trabalhar o descritor 4 e 6
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;
·         Trabalhar o descritor 15
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Plano de Ação


Ações
Quem?
Quando?
·        Apresentar a proposta para os alunos.
·        Pedir que eles em dupla faca um caderno de gírias e palavras que falam diferentes.

Alunos e professora

29/08/2011
·        Tipos de linguagem;

Alunos e professora

30/08/2011
Trabalhar as expressões idiomáticas
Alunos e professora

02/09/2011
·        Trabalhar com o descritor 1;

Alunos e professora

0509/2011
·        Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

06/09/2011
·        Trabalho de casa assistir o jornal e escolher um assunto menos com noticias de violência;
·        Fazer um relato;

Alunos e professora

09/09/2011
·        Trabalhar com o descritor 3;

Alunos e professora

12/09/2011
·        Leitura dos textos;
·        Responder as interpretações.

Alunos e professora

13/09/2011

·         Trabalhar o descritor 5
·         Fazer a Leitura e interpretação dos
textos
·        Avaliação da aula;


Alunos e professora

16/09/2011
·         Trabalhar o descritor 5
·            Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

19/09/2011
·         Trabalhar o descritor 16
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

20/09/2011
·         Trabalhar o descritor 4 e 6
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;

Alunos e professora

26/09/2011
·         Trabalhar o descritor 15
·         Fazer a Leitura e interpretação dos textos;
·        Correção das atividades com questionamento;
·        Avaliação da aula;


Alunos e professora

27/09/2011

Postado por Leandro